quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O que impede grandes conquistas?

Gosto de fazer perguntas porque elas têm o poder de nos fazer pensar. O cérebro trabalha para respondê-las e isso não depende de uma autorização consciente. Por isso sempre faço perguntas, o objetivo é te fazer pensar. Não qualquer pergunta, perguntas específicas. Se modificar suas perguntas suas respostas mudam, e consequentemente, sua visão de vida e mundo também.

O que impede grandes conquistas?

Não há uma resposta única, a vida humana é subjetiva. Mas costumo dizer: Temos mais semelhanças que diferenças. Então analisando a grande massa esmagadora, temos variadas coisas em comum que impedem nossas conquistas. Talvez seus motivos sejam diferentes, mas sempre há algo o impedindo de fazer. Porém, saber identificar o que é e que precisa lutar já é ótimo! Isso é o que faz os Conselhos Versáteis.

O que é uma grande conquista?
Uma brilhante carreira profissional, uma família bem estruturada e feliz, um amor pra toda vida, popularidade e reconhecimento, satisfação e prazer?
Isso é totalmente subjetivo, apesar de estar ligado ao que muitos seres humanos querem. Freud disse que tudo em nós emana dois motivos: a necessidade sexual e o desejo de ser grande. Traduzindo e facilitando o entendimento, todos nós temos o desejo de ser importante, vamos focar neste. Não digo que todos querem ser Presidente da República, mas que pelo menos a alguém queremos ser importantes. Esse desejo transcende o capricho e passa a ser uma necessidade, que convenhamos, é saciada por poucos (ou ninguém). Isso me leva a pensar que, minhas conquistas dependem inicialmente apenas de mim e posteriormente da maneira que trato as pessoas. Dar o primeiro passo é realmente importante e isso é pessoal, tudo depende do que você quer.

O que realmente impede nossas conquistas somos nós mesmos em nossas várias formas de ser. Quer ter um bom emprego? Inevitável estudar (salvo raras exceções). Quer ter popularidade e reconhecimento? Aprende a se socializar. Quer ter uma carreira brilhante? Saiba praticar a teoria e sair da mesmice. Quer ser importante? Faça alguém ser importante a você. Quer ter uma família? Tem que aprender a amar. Quer amar alguém? Tem que aprender a conquistar. Quer continuar amando? Tem que aprender a ser fiel e cultivar.

Não existe um auge de perfeição, sempre teremos o que aprender e muita coisa pra mudar. Inteligente é aceitar as coisas como elas são. O mundo não vai ser moldado aos seus pensamentos, não importa o quanto sejam bons. Nem se importar com seus sentimentos, não importa o quanto esteja sofrendo. Não digo para deixar seus conceitos de lado, antes, porém, entenda, há grande possibilidade do mundo não segui-lo nem respeitá-lo e é neste lugar que você vive.

A timidez de falar, o medo de agir, a angústia de querer e não fazer, a limitação imaginária, a incerteza das consequências, o receio da crítica. O que mais te impede de ser feliz?

Tenha ousadia! Em suma, o que te impede de ganhar pode ser, muitas vezes, o medo de perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário