quinta-feira, 28 de junho de 2012

Autoestima, valorize-a ou entristeça sua vida


Autoestima – Opinião e sentimento que cada pessoa tem de si mesma.

Essa avaliação pessoal pode ser tanto positiva quanto negativa. Você pode ser grande ou pequeno, poderoso ou limitado, bom ou ruim. Tudo depende da maneira que olhas para si mesmo, isso define o valor. Começa na infância a partir da maneira como somos tratados por pessoas que consideramos importantes, tais como pais e amigos.
Assunto sério, afinal, “depressão” é uma das possíveis consequências. Pessoas com baixa autoestima tornam-se menos realistas e desacreditam em seu potencial, consideram-se incapazes de realizar afazeres. Pode dificultar também uma alimentação saudável e exercícios físicos, duvidando do poder de mudança. Doenças como bulimia e anorexia são possíveis associações a este problema.

Enfim, baixa autoestima tem impedido grandes pessoas de serem grandes e destruído sonhos. Autoconceito, autoimagem e autorrejeição a influenciam totalmente. Entenda que “auto” é referente ao próprio “eu”. O problema surge quando outras pessoas formam conceitos e imagens a seu respeito. Ou melhor, sendo mais específico, o problema surge quando você internaliza isso. Afinal, distorção e mentira são especialidades do ser humano.

Como já dizia Freud: “Antes que você seja diagnosticado com depressão ou baixa autoestima, primeiro certifique-se de que, na verdade, não esteja só cercado por idiotas”.  (Leia a postagem “Amizade, escolha bem ou se arrependerá”)

Não se limite ao que outros pensam ou dizem a seu respeito. Nem sequer tente entendê-las, a verdade é que nem elas se entendem. Decepção, angústia e baixa autoestima estão sempre ligadas a eventos externos e a sua maneira de lidar com isso. Então mude o foco, faça crescer a criança que tem dentro de você, internalize bons pensamentos a seu respeito, não precisas de outras pessoas dizendo suas qualidades para saber que tens. Você é o único que conhece perfeitamente suas características, seus motivos e intenções. A vida é bela demais para estragá-la dando ouvidos e valor a quem não merece.

Pode ser que você não seja a pessoa mais inteligente, nem tenha o melhor dom musical. Talvez sejas bom em amassar latinha na mão, não interessa! Há uma beleza única em ser você que nenhuma outra pessoa tem, apenas evolua e aperfeiçoe-se, não pare no tempo. Ame a si mesmo, em seguida, experimente amar outra pessoa (ninguém dá o que não tem). Dê a si um grande valor, se respeite, se aceite, tenha foco, crie força, sonhe e faça a vida acontecer.

“O que pensas de si é mais importante que opiniões alheias. Não se preocupe em estar acima de alguém, só se preocupa com isso quem está abaixo.”

Gustavo Vinícius

2 comentários:

  1. O que tenho a dizer-te?
    Digo-te que tens o dom!
    O dom de nos transmitir o bem através de tuas palavras!
    Parabéns! Beijos poéticos na alma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Lúcia, como suas palavras me dão força!
      Obrigado, de verdade, obrigado!
      beijo's!

      Excluir